Hora Data

domingo, 28 de junho de 2015

A seca no sertão

Na estrada seca e árida um menino com o pássaro na gaiola falava assim:
__ Pássaro azul foi Deus que trouxe você para mim ,nessa terra seca e árida já não tenho alegria ,a fome almenta e quase não se ouve os pássaros a cantar, e  os homens enlouqueceram estão destruindo com a natureza mas você eu vou salvar.
O menino voltou para casa triste e com fome ,entrando foi logo perguntando a sua mãe.
__ O mãe o que tem para eu  jantar ?
A mãe muito triste respondeu:
__ Meu filho seu pai saiu para caçar e trouxe uns pássaros para jantar.
__ Como podem fazer isso ,matar os pássaros ,será que vocês não estão vendo a seca a matança de animais aqui no sertão?
__ Estamos sim filho ,mas ou caçamos ou morreremos de fome ,essa é a nossa realidade e você que fala tanto em natureza deveria soltar esse pássaro que vive na prisão.
O menino triste ficou e correu depressa sem pensar e ao amanhecer, foi com seus  irmãos para um rio que estava seco , dava para vê só a marca da água que um dia abrilhantou aquele lugar.
__ Chico, solta teu pássaro azul ele será mas feliz livre.
__ Solta não irmão, se não ele vai ser o próximo a ir para a nossa mesa.
__ A seca está grande aqui o pai deveria vender tudo e ir para a cidade grande, tudo seria diferente.
__ Diferente nada Chico, lá na cidade grande eles fazem coisas absurdas e não iriamos ficar bem não, melhor aqui no sítio mesmo, com o pai e com a mãe.
__ Mas aqui para estudarmos temos que andar nessa pobre jumenta e chegamos na escola cansados e com fome a professora dona Antonia ainda fica a nos amedrontar, não façam isso ,não façam aquilo não aguento mais,
__ Um dia as coisas vão melhorar meu irmão, vai chover aqui no sertão e na chuva vamos nos molhar temos que acreditar que tudo vai passar.
Os dias passaram e a seca almentou e a fome continuou ,na mesa só um pão para aquela família grande, se plantava não nascia e a esperança daquela família aos poucos desaparecia.
Um certo dia chegou  a sua porta  a professora Antonia com os demais colegas de Chico e dos seus irmãos eles ficaram surpresos ,Chico foi logo falando:
__ O que a senhora quer aqui com essas caixas?
__ Pois é, a senhora é chata pra caramba quer o que aqui mesmo?
E todos faziam a mesma pergunta.
__ Eu vim trazer essas compras que fiz para você Chico e sua família.
Chico com seu orgulho e muito revoltado foi logo falando:
__ Eu falo por mim e por todos aqui vá embora não queremos nada ,a senhora só vive falando as coisas com agente e ainda vem dá uma de boazinha ,a senhora mora na cidade grande e vem nos ensinar aqui no sítio nunca soube o que é passar fome só sabe reclamar de nós e das outras crianças.
A professora humildemente entrou naquela casa humilde e chorou ,ao vê os pais e irmãos de Chico assim como ele tão sofridos e foi logo falando:
__ Chico um dia eu morei assim no sitio como vocês e estudava com fome ,era eu e mas dez irmãos ,só que eu prometi a mim mesma depois da morte da minha mãe que iria realizar o seu sonho o de ser professora ,ajudei aos meus irmãos e meu pai era muito bom para todos assim como o seu pai ,hoje sou professora e meus irmãos cada um tem sua profissão ,um dia eu fiz a mesma coisa que estás fazendo com a minha professora ,se reclamo é para o teu bem o bem de todos os meus alunos.
A professora conversava com todos ali e percebia a carência ali envolvida e quando saiu daquele lugar eles abriram as caixas, tinha alimentos, roupas e até perfumes. No outro dia chegaram feliz na escola com u sorriso no rosto, e sempre acreditando que dias melhores iria chegar, aprendiam com amor e viam na professora e na direção da escola seu apoio pois todos passaram a se ajudar ali depois que viram a ação da professora tinham dia quando todos estavam brincando de bola de meia na frente da casa, sentiram uns pinguinhos de chuva e começaram a gritar:
__ Chuva ,chuva ,está chovendo!!!



Kátia Cilene

Nenhum comentário:

Postar um comentário