Hora Data

terça-feira, 21 de abril de 2015

Um dia chuvoso 1835

Um dia chuvoso tudo estava estranho naquele dia, um corre, corre, eu sem entender o que estava acontecendo, inocentemente eu perguntava a todos o que estava acontecendo, mas eu perguntava e ninguém respondia então percebi que algo estava acontecendo de estranho ali me olhavam e mandavam que eu entrasse logo para a minha casa ,já que eu estava nesse momento fora perto da porteira ,senti que deviam está tendo tentativas de ataques já que era de costume por ali ,mas o alvo novamente era a nossa fazenda e as fazendas vizinhas também nesse momento eu ouvi falarem numa fazenda chamada rio doce ,não sei se é a nossa ou não corri até a minha bá e ela mandou que eu fosse para meu quarto e que só saísse de lá quando a mesma me chamasse, percebi os cavalos agoniados, ouvi tiros ,corri para meus aposentos e vi  homens entre as matas e me calei ,fiquei chocada quando te vi entre eles e me escondi meu coração gelou nessa hora e já não temia  mas pela minha família e sim por você ,pois eu sabia que se algo te acontecesse eu morreria ,lembrei das suas palavras nesse momento aonde falavas:
__ Nós dois somos igual a  raiz dessas árvores ,se alguém cortar e cair elas morrem e se alguém tocar em você ou em mim ,não seremos mas nada ,nosso amor tem raízes profundas a onde o vento não derruba e nem o tempo destrói.
Nesse momento eu pensei  e falei baixinho:
__ Porque justamente na nossa fazenda, ele sabe que temo por ele , mas temo pela minha família também .A! Meu Deus , faça com que ele vá embora e leve todos com ele ,não quero que nada aconteça com ninguém aqui não e nem com eles, principalmente com o homem que eu amo.
Meu coração bateu forte quando a bá veio ao meu quarto e disse:
__ Abra minha filha.
Quando eu abri a  porta a mesma estava aos prantos e falava:
__ Pegaram o coronel seu pai.
Eu nesse momento fiquei em estado de choque, sai correndo que ninguém pegava  e nesse momento vi que amava muito meu pai ,só tinha eu por ele e ele por mim ,entrei de mata a dentro  e com o coração batendo forte ,fiquei atrás de uma árvore e logo senti alguém por trás de mim ,quando fui me virando uma mão na minha boca.
__ Não grite, se gritar morre bonequinha.
__ Eu não grito, mas, por favor, soltem meu pai.
__ Ah! Você é filha do miserável que quer que agente negue nossas crenças, nossas raízes, deve ser igual a ele, podre como a família que só pensa em si próprio.
__ Não , não ,eu não sou contra vocês não ,eu juro.
Ali naquele local comecei a chorar, nunca me senti tão humilhada ,as lagrimas caiam dos meus olhos quentes ,implorava para me soltarem mas nada ,para não complicar a vida do meu amor eu me calava e no seu nome eu não tocava ,eu queria tanto aqui no meu futuro lembrar do teu nome de todos que lembro. Quando eu ia com eles, vi meu pai dentro de uma carroça todo amarrado com cordas bem fortes, todo humilhado.
__ Eu quero ficar com meu pai, por favor.
Nesse momento aquele homem alto com músculos e pele escura falou:
__ Vá sua  verme, fique com o cachorro, com esse outro verme também.
Ele me empurrou com força e meu vestido branco rasgou-se nas pernas, eu lembro que encostei a cabeça no ombro de meu pai .Ele nada falava ,no caminho eles comentavam sobre um grupo de africanos que estavam aprisionados numa fazenda e tinham certeza que a mando do meu pai e iam descobrir pois se estivessem na fazenda tocariam fogo em tudo que atravessassem os seus caminhos ,nesse momento olhei para papai e perguntei:
__ Papai o senhor fez isso mesmo?
__ Eu não abro a boca, podem me matar.
Mesmo diante daquela situação, o coração do meu pai continuava duro e frio, a carroça parou e ouvi alguém falando:
__ Mohamad, pegamos   ...  Eles  falaram o nome do meu pai mas não consigo lembrar. Pegamos uma joia linda, a filhinha linda dele, a bonequinha, agora ele vai pagar por tudo que está fazendo com o nosso povo, através dele pegaremos outros coronéis maus dessas terras e dos arredores.
Nesse momento reconheci a voz e acalmou se meu coração.
__ Vocês estão ficando loucos ,o que fizeram com ela ,se alguém tocou nela vai perder a cabeça logo ,logo ,lutamos por uma causa justa ,mas temos que saber como chegar aos nossos objetivos ,como alcança-lo sem machucar mulheres ou crianças...
Quando parou a conversa vi que alguém vinha abrir a carroça que estava com panos é assim que lembro no momento, e mandou que eu saísse, sai daquele local desagradável e logo te vi, logo tiraram as cordas das minhas mãos  eu nunca pensei que farias aquilo tudo por mim ,ia contra todos os seus princípios ,ainda aproximou-se  de mim me abraçou forte beijou a minha boca gelada de frio e medo ,olhou bem nos meus olhos e se retirou com todos ,percebi que eras o líder deles ,pois os mesmos te respeitavam muito e foram com você. No caminho de casa percebi muitos africanos nos protegendo por amor a sua crença, por amor a Allah chegando em casa todos vieram  ao nosso encontro e meu pai sentou se na poltrona da sala e foi logo dizendo:
__ Ele não vale nada e eu não quero a mocinha com ele não.
__ Como pode ser tão injusto assim, ele salvou nossas vidas, ele poderia ter nos deixado morrer, ou ser torturados até o senhor falar tudo que sabe, como pode ser tão frio assim papai?
__ Sou mesmo e vá logo para seu quarto que vou colocar meus homens aos arredores da fazenda, o primeiro que aparecer mando meter bala.
Corri para meu quarto  e logo me deitei ,depois de tomar uma banho para tirar toda sujeira do meu corpo ,ali mesma adormeci. Pela manhã logo cedo, eu tomei café e corro para pular a porteira, mas uma  voz muito severa fui logo ouvindo:
__  Vai sair não ,depois do que houve nem pensar em sair.
Mas eu sabia de outro lugar aonde eu chegaria no rio e sem que  ninguém me visse ,corri com muito cuidado ,cheguei ao rio ,sentei na grama e o medo de não te vê mais nunca aumentou a cada instante que eu não te via chegar ,pois já tinha aquela certeza que estarias ali também a me procurar ,deitei na grama verde e cheirosa ,alisava as folhas os capins ,como era bom está ali ,desde criança que ia no rio mesmo trazendo maus e boas recordações .Nesse momento pensando nas nossas vidas ,senti a presença de alguém e quando olhei era você ,cabeça baixa desconfiado e muito calado ,me aproximei de você e te beijei forte ,começasse a chorar.
__ Não chore amor , eu sei que não tivesse culpa de nada ,ao contrário atrapalhei seus planos por ser filha  do teu inimigo ,perdeu a chance de recuperar algumas pessoas da sua gente perdoa amor.
__ Por Allah eu não ia matar teu pai ,nem eu e nem meu povo ,só queremos nossos amigos de volta ,nunca faria mau a tua família por você nunca.
__ Certo amor, eu vou te ajudar vou descobrir onde eles estão.
__ Você faria isso por nós mulçumanos  ,trairia teu pai por amor a mim?
__ Não vejo isso como traição, sabes que admiro vocês, apesar de não acreditar em muitas coisas mas eu acredito na luta de todos ,povo de sangue quente nas veias lutam pelos seus ideais ,sem medo.
Por um instante ficamos abraçados e calados, pensando nas nossas vidas , mas sempre abraçados e com muito amor no coração ,mas aos poucos fui voltando para o meu futuro aqui...



Kátia Cilene

Nenhum comentário:

Postar um comentário