Hora Data

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Era 1835.


Imagem relacionada

Eu me vejo novamente naquele lugar e sinto uma dor grande no peito, Tudo parecia está do mesmo jeito, a estrada e a casa da fazenda, senti uma vontade enorme de ficar para sempre ali, pois não me sinto daqui eu sei que não estou no meu tempo e se estou, é como se eu não estivesse sei que não sou daqui e não me encontro aqui, sofro muito com isso porque acabo me afastando das pessoas e me isolando dentro de mim mesma, já não consigo ser social porque trago dentro de mim todas as lembranças passadas, mas como falar para as pessoas para levar nome de louca como já levo, se estou em qualquer lugar tenho na minha mente as lembranças antigas e começo a ficar triste e ainda sinto vontade de tirar essa minha vida para vê se volto nos anos que me lembro, mas são tantas informações sobre pecado que não sei o que fazer me sinto perdida e sinto que daqui a nada vou acabar perecendo e ninguém me ajuda apenas julga o meu comportamento, queria que por um instante se colocassem em meu lugar, trago dentro de mim o dom do amor pois não consigo sentir raiva das pessoas,eu não sei o que vai acontecer mas sei que encontrei aquele que sempre procurei, esse mudou está mais duro comigo antes quando me via amolecia o coração, mas talvez seja por ter nascido antes de mim houve alguma coisa no tempo, vivemos em caminhos diferentes por muito tempo até encontrar uma linha no tempo que formou um caminho nos fazendo reencontrar, queria lembrar dos nomes das pessoas mas não consigo de todas e lembro de uma fazenda grande, muito grande mesmo aonde tinha muitos escravos e uma porteira na frente da fazenda, ao lado tinha um lugar que eu chamava de secreto era por onde eu fugia e entrava na mata que me levava ao rio, a estrada de terra e faziam muitos trabalhos lá como melado que eu amava comer e vê escorrer pelas mãos o mel da rapadura, ficava a ouvir o povo cantando era época que tinha ainda muitos escravos e meu pai era o pior dos fazendeiros da época, muito triste essa parte mas sinto falta ate dele e de tudo, muitas vezes na minha cama sinto o cheiro do lugar e consigo vê as folhagens verdes e aquele cheiro de verde eu sinto e me vejo mais uma vez no rio  tudo se passando ali na minha frente, você e eu e a natureza, mas também muitas forças ocultas que sempre quiseram nos destruir, essas forças tem nos perseguido ate hoje e sei que o que nos une é a vida passada pois sei que muitas vezes queres me deixar mas não consegue isso me deixa triste, sinto falta daquele que daria a vida por mim,mas não posso forçar as forças da natureza, a lei da gravidade, se for para seres feliz com outra nessa vida eu te deixarei livre, não por ser covarde mas por te amar ainda mais que naquele tempo, aprendi que o verdadeiro amor não está em manter a quem se ama preso a si mas deixando o livre para fazer a escolha, se verdadeiramente amar vinrá livremente e se não ira ao encontro de uma nova vida, com um novo amor não pode ficar preso no passado só porque eu ainda estou, ainda consigo sentir o seu cheiro e ouvir tuas gargalhadas, o sorriso forte que me fazia sorrir também, o interessante é que nunca me deixou mesmo eu sendo filha do homem que odiavas, mas fico feliz em saber que não tens tantas lembranças como eu tenho daquele lugar, sabe eu gostaria muito de está com você aqui no meu tempo e viver para sempre ao teu lado mas tudo mudou, não sei mas nem o que falar estou perdida entre dois mundos e tenho que escolher em qual ficar, uma cena que passa na minha mente foi quando estava chovendo e foi no dia que falasses que iria embora e iria me deixar,eu me ajoelhei na chuva chorando e caminhasses muito até olhar de volta e me abraçar pedindo mil perdões, também lembro quando eu era criança e falei que ia crescer e ficar com você, em tudo vias graça em mim,até na maneira com que eu comia qualquer coisa,eu me alegrava e te abraçava, dói no mais profundo do meu ser quando penso que aqui nesse tempo a qualquer momento podes me esquecer e o desespero toma conta da minha vida, agora que eu te encontrei não consigo te esquecer e nem te deixar, mas ainda assim tudo vem de encontro ao nosso amor, são muitas coisas que vem ainda daquele tempo para o nosso futuro, estou lutando por nosso amor mas não sei ate quando conseguiras lutar comigo para ficarmos juntos para sempre, de volta ao rio aonde marcou nossa historia era 03 de janeiro de 1835,naquele dia falavas muito em algo que iria acontecer mas te pedi tanto para esquecer de tudo, mas você falou que não era covarde e que eu confiasse sempre no que falavas e eu me calei te abracei mais forte que tudo na vida, ainda lembro dessas palavras:
__ Somos humilhados 24 horas por dia e não podemos simplesmente esquecer de lutar não, eu estarei com meu povo até o fim mesmo que eu morra e não fique triste, sei que sempre vai me apoiar, estamos decididos a lutar e sabemos que vamos conseguir.
As tuas palavras me fizeram voltar no dia 25 de Janeiro onde eu estava pronta para ir para a festa de Nossa Senhora da Guia, eu indo à força aquele lugar, pois naquela época eu não acreditava em santos, mas eu sentia que era uma cilada para pegar os senhores de engelho e fiz de tudo para não ir a festa, mas depois de tudo lembro que houve muitas mortes por traição do seu próprio povo que mesmo libertos eram coagidos pelos seus senhores e o medo fez com que um ou dois dias antes avisassem a eles o que estaria para acontecer, as pessoas que serviam a Deus e tinha sua religião eram chamados dos revoltosos  como se eles fossem obrigados a aceitar tudo que vinha dos senhores do mau isso sim, porque cada pessoa que proclamasse sua religião que trouxeram  consigo eram coagidos e sofriam todos os tipos de abusos mas eles que estavam certos eram quem estavam errados na historia da hipocrisia, nessa revolta muitos morreram afogados, fugiram para os quilombos, muitas pessoas foram caluniadas injustamente e presos por acharem sempre que seus documentos eram falsos e que transformaria a Bahia num  lugar aonde o Islam. cresceria e tomaria conta de tudo, essas são minhas lembranças sem nenhuma fonte de pesquisa, estou a espera que alguém leia tudo e me diga quem eu realmente sou, quando nos encontramos eu ouvi tanto sobre tudo e fiquei feliz em te vê vivo ali na minha frente, mas eu sentia que algo iria acontecer...Era 1835.


Kátia Cilene






Nenhum comentário:

Postar um comentário