Hora Data

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Dia de sol,1835



Dia de sol, estava tudo muito estranho as pessoas trabalhavam tanto e nem água bebia, eu peguei  um copo e coloquei água quando me aproximei de um trabalhador ou seja escravo na época, a minha irmã bateu no copo e começou a rir,eu olhei para ela e perguntei o porque dela ser tão ruim e a mesma falou que era igual ao papai,ela saiu rindo e eu fui pegar mais água e dei a eles, um deles falou você é deferente de todos da tua família,eu pedi a ele para desculpar a todos pois não sabiam o que estavam fazendo.Eu podia sentir o seu ódio por todos ali, mas tarde eu trouxe um lanche na senzala escondido é claro, apesar que eles faziam a sua comida e era muito gostosa,tinha um que se chamava Chico, acho que Francisco eu não lembro, ele pedia que eu tivesse cuidado para meu pai não me bater ou minha irmã ir contar que eu estava ali e eu falava que ninguém tinha visto a minha chegada lá e ele ria.Quando cheguei em casa que fui entrando a minha irmã estava sentada na minha cama, e me  assustei e ela foi logo perguntando aonde eu estava e respondi que olhando as flores, mas a mesma não se convenceu e começou a falar que se me pegasse com os negros iria contar tudo ao pai, mas eu deitei e comecei a pensar, em um lugar diferente aonde todos fossem livres. Como aceitar o sofrimento daquele povo ,eu não podia aceitar isso nunca, adormeci depois de quase uma noite toda acordada. Acordei com uma dor na cabeça a que eu sempre tinha e fui tomar café, mas antes de chegar a mesa ouvi meu pai falando com alguns policiais:
__ Quer dizer que aqueles loucos do Islan, estavam planejando ataques as escondidas esse tempo todo e ai o que aconteceu?
__ Quase quarenta e poucos escravos correram com a espada em punho para cima dos meus homens, eu tive que correr para salvar a minha própria pele, eles gritavam enfurecidos, mata soldados e eu tive que sair as pressas dali.
__ Mas vocês são muito moles mesmo.
__ Não coronel, eram muitos, atiraram  e mataram um patrulheiro e feriram mais homens, numa hora dessas o exercito  deve está lutando com eles, eu vou sair aqui vim avisar para o senhor ficar sabendo até mais.
Eu fiquei em pânico, me aproximei e ele perguntou se eu tinha ouvido algo, eu falei que não, mas a minha irmã tinha que falar demais:
__ Aposto que ouviu papai, ela fica sempre vermelha quando mente.
__ Cala a boca moleca que a tua irmã não gosta de mentir igual a você não.
__ pela primeira vez senti vontade de rir dela, mas me contive, mas meu pai disse que não era para agente sair não e lembro que era o mês de Janeiro, ele saiu e mandou que ficássemos dentro de casa e se possível nos nossos quartos. A minha irmã falava que além deles ter vindo da África e mas com sua religião ainda queria  converter o povo ,mas que tinha certeza que eles iriam morrer e eu pedi para ela se calar, mas a mesma saiu dizendo.
__ Queima bruxinha horrível, pensa que não vejo você com suas rezas, quem já viu adorar a natureza sua louca, papai falou que mamãe era desse jeito adorava a um Deus diferente do nosso, mas era bom que eu falasse que você acredita nesse Deus dos muçulmanos, só não faço isso e mais porque gosto de alguém que você gosta e vou mostrar que fico com ele, só para te vê sofrer.
__ Mas se ele quiser ficar com você tudo bem, eu não vou fazer nem ele e nem você sofrer.
Corri para meu quarto chorando e implorando a Allah que te salvasse do perigo, da morte. Quando tudo estava silencioso eu fugi sem que notassem, cheguei numa estrada contrária a nossa fazenda  e senti aquela mão me puxando, quando olhei vi que era você.
__ Está perigoso não pode ficar andando por ai não moça.
__ Mas eu vim te procurar sabes o que está acontecendo, de madrugada houve uma tragédia na cidade.
__ Eu sei de tudo, pois estava lá, vou confiar algo a seu coração. Estamos economizando ao máximo para comprar a liberdade dos irmãos e já tem muitos seguindo a nossa religião, mas não obrigamos ninguém seguir a Allah a força não, o que falam sobre a minha gente é tudo mentira, estamos construindo uma mesquita no fundo do quintal de alguém de confiança , simples mas no futuro terão muitas mesquitas enormes e quero você la comigo.
__ Que bom meu amor, mas esse homem é de confiança, ele é inglês.
__ Sim esse é com certeza, pelo menos ele e o outro  lutam pela nossa causa.
Essas  lembranças vem constante a minha mente, parece que estou vivendo aquele momento da história, o tempo passou e um dia meu amor me encontrou no rio e falou:
__ Tenho algo para te falar, mas guarda segredo, prometa, por  favor.
__ Guardo meu amor deixou de confiar em mim foi?
__ Claro que não, eu confio sim, é que vamos fazer uma comemoração, uma festa a acessão de Maomé, será no final de Novembro .
__ Que bom meu querido eu espero que dê certo, que 1834 traga muita sorte para todos.
Os dias passaram e chegou o dia da festa, mas de nada fiquei sabendo só sei que passei uma semana eu acho sem te vê, eu chorava e nada, queria te contar tantas coisas, mas em um dia frio de Dezembro eu fui ao rio só, pedia a natureza para te vê logo, a minha mãe que eu nunca tinha visto, estava tão preocupada, mas  der repente  chegasse, só que estava triste.
__ O que houve meu amor, porque essa tristeza?
__ Só pode alguém ter nos traído, no dia da comemoração  apareceu o inspetor e nos entregou as autoridades, a mesquita foi destruída, quem tanto nos apoiou se acovardaram e livraram a própria pele, fumos humilhados e muito de novo.
__ Fica assim não meu amor, tenha calma sabe que não pode confiar em ninguém.
__ Mas em você eu confio sempre, pois sei que nunca me trairia.
__ Nem todo muçulmano  entra na nossa luta na sua própria luta e nem todo rebelde é muçulmano não.
__ Tenha calma, por favor, deite a cabeça no meu colo e sonhe, sonhe com um lugar lindo onde um dia ficaremos juntinhos para sempre.
__ Que lugar será esse parece que estamos condenados a nos separarmos sempre.
__ Não, não, eu não vivo sem você não, pare com isso cadê sua fé em Allah ?
__ Me deixa ficar em silêncio por uns minutos, estou muito nervoso e não quero descontar em você não.
Eu ficava sofrendo em te vê daquele jeito, tão suado um homem grande e tão indefeso ali deitado com a cabeça no meu colo, isso fazia doer meu coração, pensava tanto em como seria nosso futuro juntos, meu pai te odiava e odiava seu povo, minha irmã era muito estranha ou seja tinha um coração muito duro e eu era a melosa da família, fraca e coitadinha sim ela me chamava. Der repente para te fazer rir eu sai correndo e peguei água e comecei a chogar para o alto e ria bastante. Lé vem meu querido todo assustado e falando:
__ Só alguém com tanta luz para me fazer rir assim, minha borboletinha de leite.
__ É o que, venha aqui mocinho olha aqui!
__ Olha aqui o que?
__ Prometa me amar para sempre e que nunca vai me deixar nem aqui nessa vida e nem em outra vida.
__ Eu prometo minha rainha, me rendo aos seus pés de pedras preciosas.
__ Eu amo e acho lindo o diamante azul e você?
__ Amo o diamante que amas e você é tudo na minha vida.

Começamos a nos beijar e mais uma vez fui voltando para o meu futuro sem você  ao meu lado.


Kátia Cilene

Nenhum comentário:

Postar um comentário