Hora Data

quinta-feira, 17 de março de 2016

1835


  Ah! Os pensamentos tornam a me amedrontar, não consigo parar de pensar é como se eu realmente pudesse voltar naquele lugar, fecho os olhos e mesmo se abro sinto a frieza do tempo, as folhas em minhas mãos e consigo visualizar tudo, não dá para explicar algo que nem eu sei a resposta apenas uma força maior que eu me faz aqui sentar e digitar sem parar, aliás, paro sim quando digito o suficiente para essa força me deixar dormir, era dia 20 de Março de 1834 fui ao armazém comprar alguns mantimentos com meu pai, homem forte e valente, cabelos pretos fortes, olhos um pouco puxados, branco e tinha uma arma que não largava dela, fomos a um armazém pelo menos acho que era e ele falou com tal de Sebastião sobre alguns cavalos que estava desaparecendo da fazenda, esse ficou cochichando para eu não escutar, mas ainda lembro quando eles falavam sobre o líder dos escravos e meu pai ainda falava rindo, que o líder era um ex.escravo também um bastardo eu não entendi, mas logo vi de quem eles estavam falando e fiquei triste, naquela época o nosso País estava passando por tantas crises que não faço ideia de quanta maldada ainda estava por vim,mas saímos dali e me senti mais aliviada, quando íamos saindo tinha uma igreja e pedi a meu pai para esperar um pouco corri até uma pracinha em frente a igreja e peguei uma flor branca, ele falou que já tinha tantas flores brancas e de todas as cores que não precisava eu ter pego aquela não, mas fiz de conta que não tinha escutado ele e fomos para casa, se é que posso chamar de casa, um lugar barulhento e cheio de sofrimento, no caminho meu pai estava todo calado parecia preocupado ,quando entramos em casa eu corri ate a ba e falei:
__ Ba essa flor é linda né,fala é ou não é?
__ Muito bonita criança, mas você ainda é mais linda que essa flor.
__ Ba que eu amo do coração, faz um lindo penteado em meu cabelo quero velo hoje e vou pedir a Max para levar o recado.
__ Não faça isso se seu pai pega ele mata os dois, menina o que você foi fazer ai meu Deus proteja essa criança que acha que a vida é só alegria não enxerga o que realmente está acontecendo.
__ Para com isso ba,eu vou tomar um banho e colocar aquele perfume de rosas e um vestido bem bonito, depois ba ajeita o cabelo da criança alegre e vou lá, certo ba que eu amo tanto.
__ Certo você não tem jeito consegue derreter o coração da ba aqui né.
__ É ba Maria,eu amo muito você, minha mamãe linda!
Ela ficava preocupada e rindo ao mesmo tempo com as minhas brincadeiras, não consigo lembrar da minha irmã nesse dia não, parecia que ela já tinha morrido, só sei que meu banho foi longo e ba me ajudou vestir o vestido, nunca vi tanta peça de roupas para uma magrela que nem eu,ela fez um lindo penteado e me deu um broche de perolas, dizia ela que foi a minha mãe que tinha deixado para mim antes de morrer, fiquei linda mas eu não gostava de nada no rosto tudo natural e quando fui descendo as escadas, dei de cara com meu pai que foi logo fazendo muitas  perguntas e eu falei que não ia sair para nenhum ligar não, Max estava agoniado louco para falar comigo,meu pai foi logo falando alto:
__ Max deixa de agonia que eu sei que vocês só vivem de cochicho vá logo falar com a minha filha homem que agonia.
Quando esse se aproximou de mim foi logo falando baixinho:
__ Ele vai lhe esperar às dez da noite senhorinha.
__ Ele é louco essas horas eu não posso sair, ele quer ser pego é e como vou entrar com essa roupa na mata,ah! Se eu pego ele!
__ Calma senhorinha então vai avisar que a senhorinha não vai certo.
__ Nem me faça isso se não pego ele e você ao mesmo tempo e ai, que raiva!
__ O que foi ai estão brigando é?
__ Não papai, imagina que a prima Margarida quer que eu vá visita-la as dez horas da noite,eu só mandei dizer que eu nunca sairia uma horas dessas de casa.
__ Muito bem filha ela está bem pensando que a minha filha é igual a ela, aquela ali está dando muito trabalho ao pai, ela foi pega no engelho tomando cachaça você acredita filha?
__ Sério, eu não sabia dessa não.
__ E tem mais anda dando em cima daquele líder de escravos do Islam. e parece que ele anda arrastando as asas para ela também, kkkkkk!
__ Isso é verdade meu pai?
__ Sim, jante e vá dormir cedo filha eu vou precisar sair não sei a hora que chego não, mas tenha cuidado não saia de casa.
Quando meu pai saiu eu corri e fui ao quarto subi as escadas lembro-me dessas escadas, abri um pouco a cortina e fiquei olhando para a escuridão da mata com o coração acelerado, ba  e Max estava m mais nervosos  que eu ,sai de fininho sem que os capatazes me vissem, mas eu ia caindo tropecei numa lata não sei quem tinha colocado ali, ouvi vozes vindo em direção mas como eu era boa de fugir pela cerca nem me viram, corri até o local só senti aqueles braços fortes me puxando.
__ Como é que marca uma hora dessas?
__ Estou sabendo de umas coisas sobre você e a minha prima!
__ Você sabe que não tenho tempo para ficar com outra não e escolhi você.
Mas eu não conseguia sentir raiva de você não e começava a rir.
__ Eu trouxe algo para você!
Logo tirei a flor que eu estava escondendo e nos beijamos.
Você me deu uma também e vi seu sorriso tão lindo ficava só te olhando, aquele jeito sério mais que para mim abria o coração e o amor, falava sobre tantas coisas que estava planejando fazer e confiava tudo a mim e ainda falava:
__ A única pessoa que seria incapaz de me trair é você, por isso confio a minha vida e tudo ao meu amor de olhos tão belos e brilhantes quanto à lua de noite, que tem o corpo mais ardente e sedento de amor quanto o sol, a pureza das flores e o encanto da natureza, eu sempre vou te amar, nunca vou deixar a mulher que me fez ser um ser melhor, diferente aqueles pensamentos que eu tinha se foram hoje só penso em uma luta justa e ficar com a minha flor branca, fosse à cor que fosse eu ainda ficaria com você meu grande e verdadeiro amor.
Eu lembro que fui voltando aos poucos e tudo sumiu na minha vista, mas ainda posso sentir tudo naquele lugar!

Kátia Cilene

Nenhum comentário:

Postar um comentário